SupportCategory: WP WeatherTerapia em casal Psicólogo de casal
João João Miguel Silveira asked 4 months ago

Os dias felizes e de cumplicidade precisam ser maioria, afinal, ninguém quer passar a vida discutindo, brigando, guardando mágoas e rancores. Mesmo que você queira fazer terapia e o seu cônjuge não queira, fazer Terapia Individual poderá mudar a situação de seu relacionamento em pouco tempo – até mesmo despertando no outro a vontade de iniciar a terapia também. Sempre haverá alguma das partes que não assume a necessidade da terapia, sempre joga a “batata quente” para o outro. E o mesmo, tem que agarrar a batata com todas as forças afim de que ela não caia. Com a decisão de dividir o mesmo teto e acordar todos os dias ao lado da mesma pessoa, ocorrem mudanças no estilo de vida que nem sempre estamos preparados a lidar. Infelizmente não é novidade que o número de divórcios tem aumentado com o passar dos anos.
Quais são os motivos comuns de quem procura terapia de casal?

A terapia de casal oferece acolhimento e ambiente propício para o casal desabafar, colocar as questões que afligem cada um e buscar, juntos, saídas para os seus problemas e sofrimentos. Quando os dois percebem que os problemas vêm se tornando repetitivos, a terapia com psicólogo evita agravantes como a mágoa e o ressentimento, além de sintomas e doenças nos próprios parceiros e até nos filhos. Rotina pesada, atividades desiguais, nascimento e educação de filhos, diferença de idade, questões financeiras, sexuais e culturais são alguns dos motivos que levam um casal a ter problemas de relacionamento. Outros assuntos que podem aparecer durante a terapia de casal são sobre o contexto atual da vida em comum, experiências anteriores ao conflito, relações afetivas e sociais de ambos. Existem, ainda, muitos entraves e preconceitos sociais e culturais relacionados à terapia de casal.
PsyMeet, terapia para todos
Quando o problema ou necessidade é unilateral – como quando um dos parceiros está satisfeito com o relacionamento e o outro não – a parte insatisfeita costuma procurar a terapia sozinha. Portanto, mesmo que você queira fazer terapia e seu parceiro não, fazer terapia individual ainda pode mudar a situação de seu relacionamento. A menos que o seu parceiro diga que não quer fazer terapia porque deseja terminar o relacionamento, minha orientação é que um dos parceiros faça a terapia individual. O próprio desgaste e a monotonia da rotina de uma relação pode ser uma razão que leva os parceiros a terapia de casal.

  • A terapia visa identificar, acolher, intervir e repensar estratégias para situações de sofrimento comuns ao casal, o que se constitui como recurso mais elaborado de enfrentamento para as questões de ambos.
  • Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar.
  • É preciso considerar também toda a história familiar que cada parte carrega consigo, psicologos o que influencia diretamente em seu comportamento, em suas necessidades, em seus desejos e conflitos, bem como em sua autonomia.
  • É por isso que meu trabalho se concentra em fornecer as ferramentas necessárias para que o casal possa explorar suas disparidades de maneira construtiva.
  • É um processo ativo, onde trabalharemos para encontrar a solução para questões que estejam trazendo sofrimento.

Maria Cristina Valente Petri
O próximo benefício a ser citado é que o casal passa a se conhecer melhor e a descobrir pontos na própria personalidade e na personalidade do outro. Os rumos tomados pelo casal a partir do início do processo analítico, no entanto, será definido apenas pelo tempo, ao longo da terapia, conforme as verdadeiras razões dos conflitos forem sendo desvendadas e resolvidas. A vida a dois é um projeto arriscado, como tudo o que realmente vale a pena. A falta de diálogo, de paciência e de comunicação com o outro leva aos casais à terapia, mas a própria procura em si do profissional já demonstra a intensão de consertar, de continuar apostando no relacionamento. Nesse caso, quem foi traído precisa deixar no passado o que aconteceu, perdoar o parceiro e fazer os ajustes necessários para que o namoro, noivado ou casamento continue de forma ainda melhor. É assim que o terapeuta vai reunindo informações que podem ser úteis para ajudar o casal a entender melhor o que está passando. O terapeuta de casal atua como intermediador das questões que permeiam a relação conjugal, justamente pela dificuldade de comunicação que os parceiros apresentam.
Tipos de Atendimento
As decepções e frustrações de um relacionamento em crise podem afetar de forma intensa o modo de viver de uma pessoa. Se durante as discussões, os parceiros trocam ofensas, xingamentos e palavrões, o respeito já não faz mais parte da relação. O respeito é fundamental nessas horas para que o casal “concorde em discordar” e deixe de brigar por coisas que não vão mudar. Nesse caso, é necessário ter paciência, e talvez seja necessária a ajuda de um psicólogo de confiança para auxiliar na superação desse temor. Isso acontece porque todo mundo quer estar certo, ninguém quer ceder e, por essa teimosia desnecessária de ambas as partes, muitos casamentos já acabaram. Cada vez mais nos consultórios de psicologia marketing a procura pela Terapia de Casal tem aumentado.
Todo conflito no relacionamento amoroso, na família ou no ambiente de trabalho, começa com um conflito interno.
As duas partes poderão trabalhar suas habilidades, seus pontos fracos, reconhecer seus erros e responsabilidades nos problemas do relacionamento, mostrar suas vulnerabilidades e encontrar soluções para conflitos. Entretanto, nos dias atuais, com o avanço da tecnologia e da internet, há a possibilidade de fazer a terapia de casal online. O propósito do psicoterapeuta deve sempre ter um controle sobre possíveis discussões entre o casal, evitando assim que a sessão da terapia se torne apenas em uma troca de acusações. É preciso considerar também toda a história familiar que cada parte carrega consigo, o que influencia diretamente em seu comportamento, em suas necessidades, em seus desejos e conflitos, bem como em sua autonomia.

Como salientamos anteriormente, não existem regras para buscar o atendimento, sendo uma escolha dos indivíduos reconhecer quando é ou não o momento certo. Portanto, ela não precisa ser buscada apenas em momentos onde é considerada o último recurso, como antes de uma separação ou divórcio. A terapia de casal é uma forma de psicoterapia que pode ajudar você e seu parceiro a melhorarem o relacionamento de vocês. O objetivo é que o casal possa sentir-se confortável para falar a respeito das suas queixas e de questões afetivas, contando com a escuta ativa do psicólogo, que irá identificar as necessidades e os possíveis conflitos entre as partes. A terapia de casal é um excelente recurso terapêutico voltado para os casais, sempre que eles perceberem que necessitam de algum tipo de auxílio para lidar com diferentes questões que estejam afetando o relacionamento.
Como saber se a terapia está funcionando?
A vida a dois é um dos maiores exercícios de convivência do ser humano, que envolve todo um mundo de expectativas em relação ao outro e também em relação aos caminhos que serão trilhados em conjunto. No caso de infidelidade, por exemplo, é essencial que a volta, ou permanência, da relação aconteça da forma mais tranquila possível para ambas as partes. Ele apenas vai mediar, como já dissemos, os possíveis transtornos e desentendimentos que foram ganhando tamanha proporção que o casal não consegue mais esclarecer sozinho. Independentemente do desfecho e do que ocorre em cada relação, a terapia indicará caminhos para que o melhor seja feito, que decisões sejam pautadas no que cada um acredita.
Nosso objetivo é assegurar que as pessoas tenham acesso a informações e ajuda necessárias para melhorar seu bem-estar. A resposta normalmente é sim, se você sente que já esgotaram todos os recursos disponíveis na tentativa de resolver os problemas sem a ajuda de ninguém. Quanto antes um casal se abre ao apoio de um psicólogo, mais fácil é encontrar o caminho adequado. Mais de 50% dos usuários de MundoPsicologos.com estão satisfeitos com a terapia de casal, o que comprova que a intervenção de um psicólogo pode contribuir para melhorar o relacionamento. Terapia de casal é contar com a ajuda profissional para chegar à melhor solução para vocês. Nesse caso, o terapeuta pode sugerir que algumas sessões sejam realizadas individualmente, para tratar questões pontuais e, só depois, voltar a reunir o casal para dar continuidade à terapia em conjunto.
Eles atendem pacientes com problemas no relacionamento amoroso, na vida sexual, com dúvidas acerca da sua sexualidade, que desejam se divorciar, entre outros. Alguns casais têm receio de buscar a ajuda de um profissional para solucionar impasses íntimos, pertinentes somente aos cônjuges. Em situações onde questões da ordem da sexualidade estão envolvidas, o auxílio profissional se torna de fundamental importância, uma vez que essa é uma das bases de uma vida conjugal saudável. Falhas de comunicação parecem estar na base de grande parte dos conflitos e insatisfações do casal. Quando esse problema é identificado e, apesar de esforços conjuntos, não se consegue chegar a uma medida mais resolutiva, a terapia tem grande valor.
Divergências de pensamento e diferentes visões de mundo, quando muito acentuadas, podem acabar levando uma relação à crise. O relacionamento entre pais e filhos, por exemplo, pode ser frágil e gerar conflitos constantes. Para melhorar a sua qualidade de vida, bem-estar e aprimorar a sua saúde mental, venha conhecer os serviços do dedicado psicólogo André Santos de Sousa.Es… Saiba que existe uma modalidade de atendimento online que pode ser exercida à distância por profissionais de psicologia.